sábado, 9 de julho de 2011

balanço

Foi um dia de tédio, mas decidi fazer um balanço de tudo o que se tem passado.
Apesar de tudo, eu sinto que estou no caminho certo. Sei que ainda tenho muito que caminhar, mas à medida que vou enfrentado todos os maus momentos e todos os obstáculos, vou-me conhecendo mais e melhor. Não há dúvida que neste último ano tenho crescido bastante - pena que não possa dizer que atingi o meu objectivo, mas não há crise. 
Sim, continuo a ter dias muito em baixo e sem vontade de nada; sim, continuo a ter mudanças de humor inesperadas e ilógicas; sim, continuo a ter compulsões; sim, continuo a sentir-me fora do lugar em alguns momentos. Mas, algo mudou. E o que mudou foi importante e acredito que me vai ajudar no longo caminho que me falta percorrer: eu agora vivo esses momentos, sinto-os, "aceito-os", encaro-os e, quando consigo, penso em maneiras de os evitar e de os superar. Aceitar que nos sentimos "bem" ou "mal" é importante para podermos fazer face a isso, para percebermos o que nos faz sentir assim.
Tenho tido mudanças de humor em momentos em que me sinto ou seria suposto sentir-me super realizada, quando me sinto feliz, tendo a ter momentos de melancolia momentos depois e, normalmente, sei muito bem quando vou ter uma compulsão antes de ela acontecer. Pode parecer muito estúpido, mas acho que é algo positivo, porque assim estou mais perto de conseguir evitá-las.
Cresci também noutros campos e continuo a crescer, mas não há dúvida que a alimentação se tornou central na minha vida e quer goste ou não goste tenho de o aceitar. E tenho também de encontrar outras prioridades, para poder deixar de pensar tanto no que como ou deixo de comer.
Mas tenho pensado muito e aprendido muito com pessoas que entraram na minha vida há cerca de ano e meio e que têm um estilo de vida que me agrada e servem de modelo para mim - sim, são mesmo um modelo, são os meus "gurus" e o bom disto é que passo algum tempo com eles e agora vou passar ainda mais e vou tentar absorver tudo o que poder aprender através deles. Porque consigo aplicar muitas coisas aos meus problemas e ter uma visão diferente da vida.
Houve momentos bons e maus neste último ano. Sim, houve momentos em que quis desaparecer e sim, os obstáculos foram criados por mim, porque sim, acredito que somos nós que complicamos tudo. Por isso se fui eu que criei o problema também serei capaz de resolvê-lo, de superá-lo. Eu acredito em mim.
Sei que vou fazer muitas asneiras ainda, sei que vou cair, mas também sei que me vou levantar e sei que sempre que precisar tenho um grande suporte à minha volta para me ajudar, me estender a mão.
Não faço a mínima ideia do peso que tenho neste momento, mas acredito estar nos 65kg. Não me iludo, sei que não me sinto bem assim, sei que quero pesar menos, sei que quero perder esta sensação de estar gorda, pesada e cheia. Mas sei que não estou "mal" e o meu IMC está ao nível adequado - apesar de isso não ser suficiente para mim. Mas OK, agora tenho de tentar mudar a situação.
Hoje tive um dia de neura, já comi muito, já comi muita porcaria, já protestei comigo (porque também preciso e faz-me bem gritar e espernear, para depois acalmar e me sentir mais leve). Não sei que mais vai acontecer hoje, nem me vou preocupar. 
O namorado diz que vamos no final do verão entrar os dois numa onda saudável com alimentação correcta e desporto. Ter uma pessoa ao nosso lado que não nos julga pelo corpo que temos é bom, dá segurança e faz-nos sentir melhor.

É assim, partindo do principio que estou com 65kg as minhas metas são:
1ª - 61kg
2ª - 58 kg
3ª - Manter

E portanto é para isso que vou lutar. Demore o tempo que demorar, venham os problemas que vierem, eu vou chegar lá.

1 comentário:

  1. que bom ouvir-te falar assim...adorava mas estou mesmo muito em baixo:( causa peso,, solução, aceitar mas nao consigo so tendo a fazer cada vez pior e pior.
    força amiga assim é que é....

    ResponderEliminar