quinta-feira, 14 de abril de 2011

Grão a grão...

Antes de mais: Muito obrigado pelos comentários! Às vezes escrevemos para aqui, mas nem sabemos bem para quem ou porquê e, depois, vemos que há gente que lê e que dá importância! Eu confesso, não comento muito outros blogues (talvez seja algo que deva fazer), mas costumo andar sempre em cima de todos! :)
Bem, sabendo qual é o meu problema é um passo para resolvê-lo. Já sei que o meu problema é a noite e todo o mecanismo de ciclo vicioso: como muito à noite, compenso com um dia em que não ingiro quase calorias nenhumas e volto a comer muito à noite. Agora tenho de ir encontrando alternativas para travar isto. Até agora não arranjei nenhuma que desse resultado, mas é como me disse a psicóloga: Tenho de acreditar em mim, porque sou capaz; sou capaz e não posso em momento algum desistir de mim e achar que não consigo vencer isto. Tem toda a razão e o problema é que eu a teoria sei-a toda! É estúpido, mas é verdade, a prática e que fica um pouco por realizar.
Vou ter que tratar disto - a psicóloga e a nutricionista devem ajudar também (estou mortinha por ter tudo isto tratado, de vez!) - e sei que a vinda do sol e do calor normalmente me ajuda, porque fico com imensa vontade de ingerir líquidos e quase sem fome nenhuma. Isto é o que normalmente ocorre, mas também como não estou numa fase dita "normal", não sei muito bem como as coisas vão evoluir. A verdade é que não consigo comer mais durante o dia, quando sei que na noite anterior me enfartei antes de ir dormir. É óbvio que odeio que isto aconteça, mas uma vez que ainda não consegui controlar estou a tentar focar-me noutro ponto, que acho que pode ser importante também: não me sentir mal, culpada, triste excessivamente por ter estes ataques. E, de facto, não me tenho sentido assim tão mal. Também porque tenho começado a dar mais caminhadas e isso faz-me sentir melhor, porque também queimo algumas calorias e, o ter voltado às caminhadas pode a médio prazo ajudar-me a uma melhor alimentação. O stress da faculdade também não costuma ajudar para as compulsões. Mas estou a tentar ter algum controlo, primeiro nos meus sentimentos, para depois controlar a alimentação, e logo veremos como corre.
Quanto à minha mãe definitivamente é para esquecer e meti na cabeça que não posso contar com ela para me ajudar neste problema. Continua a focar-se noutros pontos, relacionados com conflitos que eu e ela tivemos e que não têm relação com o que se está a passar agora. Mais uma vez hoje, apesar de ter perguntado como estava a situação do nutricionista e tal, acabou por no seguimento da conversa só me apontar o dedo e desviar o assunto para coisas que supostamente tenho vindo a fazer mal na minha vida, por me criticar, deitar abaixo e etc, etc. Mais do mesmo. As últimas palavras dela foram: "tens o teu namorado, a psicóloga e o nutricionista vê se te tratas, realmente não precisas de mim" e eu já passada, sai do carro e disse "realmente não. Nem sei porque fui falar contigo sobre isto, deve ter sido porque não preciso de ti (ironia parva!)" e bati a porta. Já falei com ela depois disso, mas não vou mais falar com ela sobre este assunto em particular.
A minha avó, a minha tia e a emprega da minha avó também se lembraram de falar da minha alimentação - referindo-se ao período em que eu pesava 55kg como: estavas feia, só tinhas olhos e dentes, estava a ficar sem graça, até pensava o que andarias a fazer da tua vida. Dizem que agora estou melhor (discordo, mil vezes os 55kg!!), mas que tenho de comer, que não pode ser só saladas, que tenho de comer outras coisas, porque não estou gorda, nunca estive, estou muito bem... E blá, blá, blá.
Dicas para ir caminhar! :)
Mas, finalizando, o meu dia de hoje foi assim:
Pequeno almoço: nada
Lanche: maçã
Almoço: pouquinha massa com brócolos e maçã.
Lanche: maçã
Jantar: sopa, iogurte, gelatina, pão.
Ceia / Compulsão: 5 amêndoas, 8 bolachas integrais com manteiga, chá (estou-me a controlar para não comer mais, mas está difícil)

Caminhada: manhã (+/- 40m), almoço (+/- 30m), tarde ( volta para casa a pé, cerca de 1h30m), noite (depois de jantar, encontro com namorado, cerca de 20m).

Ânimo: apesar de todos os percalços, tenho-me mantido contente e com energia e deixado a tristeza de lado. Tenho mesmo lutado contra ela, porque acho que isso é um passo para endireitar o resto.

1 comentário: